Página inicial > Últimas Notícias > Nota do Colegiado Pleno da UFCG sobre as intenções do Governo Federal de diminuir verbas destinadas aos cursos de Sociologia e Filosofia
comunicação institucional

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 15h05

O Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande vem a público manifestar sua preocupação face às declarações do Presidente da República e do Ministro da Educação sobre as intenções do Governo Federal de diminuir verbas destinadas aos cursos de Sociologia e Filosofia. Além de preocupação, coloca-se em total discordância com esse pensamento, que reduz o conhecimento humano à sua face instrumental, visando resultados imediatistas.

Os cursos das Ciências Humanas formam profissionais com base em sólidos processos de construção do conhecimento, o que requer investigações empíricas e análises teóricas. Esse caminho tem contribuído decisivamente para a criação de estratégias e políticas públicas responsáveis pelo entendimento e pela resolução de problemas sociais no contexto brasileiro.

As contribuições da Sociologia e da Filosofia, assim como das demais Ciências Humanas, mostram-se imprescindíveis à compreensão crítica e científica da sociedade brasileira e ao avanço das demais ciências, na medida em que contribui na formação deprofissionais de outras áreas, levando-os a compreender, de maneira complexa, os impactos e a importância de suas decisões na vida das pessoas, considerando os pontos de vista técnico, político, ético e estético.

O Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande reafirma o seu compromisso com a defesa dos cursos de Ciências Sociais (do Centro de Humanidades e do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido) e Filosofia (do Centro de Humanidades), presentes em sua estrutura,e da educação pública, laica, gratuita e de qualidade. Outrossim, manifestasuaposição firme em favor dos princípios e das práticas democráticas na sociedade brasileira, estando ao lado da diversidade de expressão do conhecimento, que diz respeito às ciências, às artes e à cultura, de um modo geral.

Campina Grande, 30 de abril de 2019.