Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promoverá I Encontro de Inclusão no Ensino Superior
29 e 30 de maio

UFCG promoverá I Encontro de Inclusão no Ensino Superior

Evento será realizado nos dias 29 e 30 de maio, no campus Campina Grande

• Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 15h03

Com o tema “O desafio da inclusão e da acessibilidade: direito dos estudantes, dever das instituições”, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoverá, nos dias 29 e 30 de maio, o I Encontro de Inclusão no Ensino Superior. O evento é gratuito e será realizado no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus sede.

O Encontro tem como objetivo discutir a educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de graduação e pós-graduação, tratando questões de acessibilidade (atitudinal, comunicacional, digital, instrumental e metodológica) e propondo iniciativas que favoreçam o exercício pleno de todos os direitos à educação.

Na programação, haverá mesas redondas com a participação de professores e gestores de diversas instituições de Ensino Superior e estudantes com deficiência da UFCG, além de exposição de recursos táteis e lançamento de Livros e CDs. O evento é coordenado pelo Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 2101.1805.

Confira abaixo a programação completa.

Dia 29/05

17h30 - Credenciamento

18h30 - Abertura Cultural: Curso de Música da UAAMI/UFCG

19h – Participação na mesa de estudantes com deficiência da UFCG

19h30 - Palestra de Abertura: Eduardo Gomes Onofre (NEDESP-UEPB)

Dia 30/05

7h30 - Credenciamento

8h – Mesa de abertura com gestores da UFCG

Mediador: Sérgio Luiz Malta de Azevedo (UAG/UFCG)

9h30 – Intervalo (coffee break)

10h – Mesa Redonda: INTERCÂMBIOS ENTRE NÚCLEOS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Debatedore(a)s: Marta Helena Burity Serpa (NAI-UFCG), Luciana Maria de S. Macêdo e Fábio Alexandre Santos (NUARC-URCA), e Pâmela Priscilla Clementino Silva (NAPNE/IFPB)

Mediador(a): Sonia Maria de Lira (UAG/UFCG)

13h30 - Mesa Redonda: EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS: DEFICIÊNCIA VISUAL

Debatedore(a)s: Adenize Queiroz Farias e John Oliveira (UFPB/IC), Sonia Maria de Lira (GRAESDV/UAG - UFCG), Maria Betania Gama dos Santos (GRAESDV/UAEP-UFCG), Paulo Sérgio Cunha Farias (UAEd/UFCG).

Mediador(a): João Valter F. Filho (UAAMI/UFCG)

15h - Mesa Redonda: ALGUMAS DIVERSIDADES PRESENTES NA UFCG

Debatedore(a)s: Shirley N. Porto, Girlayne F. de C. Aguiar e Maria Augusta Reinado (UAL/UFCG) - (Deficiência Auditiva), Silvia Roberta da Mota Rocha (UAEd/UFCG) - (Deficiência Intelectual), Lívio José da Silva (UAEP/UFCG) - (Acessibilidade e deficiências)

Mediador(a): Maria Betania Gama dos Santos (UAEP-UFCG)

No horário da tarde teremos exposição de recursos táteis na entrada do Centro de Extensão.

Encerramento

17h – Lançamento de Livros e CDs (coffee break)

Assunto(s): 29 e 30 de maio