Página inicial > Últimas Notícias > Vice-reitor da UFCG participa de audiência sobre cortes na Educação

Vice-reitor da UFCG participa de audiência sobre cortes na Educação

Camilo Farias alertou para as graves consequências do bloqueio orçamentário

• Publicado: Quinta, 23 de Mai de 2019, 17h00
imagem sem descrição.

"A universidade é uma fonte transformadora de vidas e, consequentemente, da sociedade. A educação não será minada, pois a população reagirá" expressou o vice-reitor e secretário de Planejamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Camilo Farias, na audiência pública Redução de 30% nas verbas das instituições federais, promovida pela Câmara Municipal de Campina Grande, nesta quinta-feira, dia 23.

Além de apresentar números que demonstram a força da UFCG nos cenários nacional e internacional, o vice-reitor também fez um panorama das repercussões do contingenciamento (bloqueio) orçamentário nas ações administrativas e acadêmicas, afirmando que - caso o corte não seja revisto -, a universidade só funcionará até setembro próximo.

Evidenciando a extrema importância do debate pautado pelo vereador Anderson Maia (PSB), Camilo Farias destacou as ações de extensão da UFCG como promotoras de uma interlocução primordial para a sociedade - exemplo dos serviços prestados pelos hospitais universitários, estudos e práticas nas escolas e comunidades.

Lastimando a ausência de grande parte dos vereadores, o edil Anderson Maia - propositor da audiência pública - falou da importância dos esclarecimentos prestados pelos gestores para a tradução deste momento "danoso ao futuro da educação, para o desenvolvimento e a economia nacional".

Classificando a medida do governo federal como "uma retaliação de fundo ideológico e barganha para as discussões da Reforma da Previdência", o vereador ressaltou que a audiência esclarecia tecnicamente as consequências, a curto e longo prazo, para os estudantes e a sociedade.

Também participaram da audiência o reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes,  a pró-reitora de Planejamento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Elizete Ventura, o pró-reitor adjunto de Pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Sidoval Morais, o ex-reitor da UFCG e membro de Grupo de Trabalho da Câmara Federal sobre educação superior, Thompson Mariz, entre outros acadêmicos.

Assunto(s): Câmara Municipal