Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Veterinário da UFCG inaugura sistema de radiografia computadorizada digital
campus patos

Além da redução de custo, aquisição de equipamentos vai dobrar capacidade de atendimento

• Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 12h15
imagem sem descrição.

Foi implantado neste mês de maio no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, o novo sistema de radiografia computadorizada digital. Adquirido via licitação ao custo de R$ 74 mil, o sistema, além de reduzir os custos de aquisição de filme radiográfico e de substâncias químicas reveladoras, vai permitir dobrar a capacidade de atendimento, que atualmente gira em torno de 400 animais por mês da região semiárida, entre cães, gatos, equinos, bovinos, pequenos ruminantes e silvestres.

“Antes, gastávamos, em média, de 2 a 3 minutos para revelar a película radiográfica. Com o novo sistema, este tempo cai para 1’20 minutos”, destaca o Coordenador do Setor de Diagnóstico por Imagem, Sérgio Ricardo Melo e Silva, ressaltando os ganhos para o meio ambiente, com diminuição do uso de substâncias químicas reveladoras, e para a saúde dos servidores e estudantes, com eliminação dos riscos de intoxicação e inalação destes produtos e redução de até 90% dos níveis de radiação, comparado ao sistema convencional.

Outra vantagem está na qualidade da imagem. “Temos a possibilidade de tratá-la com software específico, como ajustar brilho e contraste em casos de radiografias sub ou superexpostas, converter em negativo/positivo e ampliar a imagem, por exemplo, garantindo uma interpretação mais detalhada e precisa, e proporcionando melhor formação aos estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Medicina Veterinária da UFCG de Patos, elevando ainda mais o conceito do curso como um dos melhores do Brasil”, revela.

Assunto(s): campus patos