Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promove cinedebate em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
campus cajazeiras

UFCG promove cinedebate em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Evento é aberto à comunidade acadêmica e será realizado nesta sexta-feira, dia 31

• Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 12h20

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no último dia 18 de maio, a Coordenação de Apoio Estudantil (CAE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, promoverá, nesta sexta-feira, dia 31, o II Cinedebate Universitário do Centro de Formação de Professores (CFP). O filme debatido será Nise - o Coração da Loucura, dirigido por Roberto Berligner. O evento é aberto à comunidade acadêmica e será realizado às 9h, no Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade, campus Cajazeiras.

A coordenadora da iniciativa, a psicóloca Valéria Andrade, do campus Cajazeiras, diz que a ideia é realizar um debate por mês, com a participação ativa da própria comunidade acadêmica. “Esta é a segunda edição do evento, cuja primeira temática debatida foi em alusão ao Dia Internacional da Luta contra a LGBTFobia, celebrado em 17 de maio. A intenção é realizar debates periódicos, com temas sugeridos pelos próprios alunos”, explica.

O filme

O longa metragem nacional Nise - o Coração da Loucura, conta a história da doutora Nise da Silveira (Gloria Pires), que nos anos 1950, ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Assunto(s): campus cajazeiras