Página inicial > Últimas Notícias > HUAC vai realizar mutirão de cirurgia de vesícula
hospital universitário

HUAC vai realizar mutirão de cirurgia de vesícula

Ação começa na segunda-feira, dia 10, e vai beneficiar mais de 40 pacientes da fila de espera

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 16h20

Dor abaixo da costela no lado direito do corpo, vômitos, dor no estômago e mal estar. Pacientes que sofrem com esses sintomas, devido a problemas na vesícula biliar, terão a oportunidade de fazer uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima semana.

A ação será realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh. Na segunda-feira (10), a instituição de saúde inicia um mutirão de cirurgia de vesícula com previsão de atender 42 pacientes que já integravam a fila para esse tipo de procedimento.

Segundo o chefe da Cirurgia Geral do HUAC, cirurgião Uirá Coury, a iniciativa visa a reduzir a fila no Alcides Carneiro em torno de 15%, visto que há mais de 300 pacientes à espera de serem operados em função de problemas na vesícula. “O mutirão de colecistectomias deve atender em torno de 42 pacientes, e o objetivo é reduzir a fila de espera. A escolha segue a ordem da fila de cirurgias e o perfil do mutirão são pacientes abaixo de 60 anos, com risco cirúrgico baixo (I ou II) e sem necessidade de colangiografia intraoperatória”, explicou.

O esforço concentrado vai de 10 a 15 de junho e também inclui cirurgias no dia 20 deste mês.  Estão envolvidos dez cirurgiões do serviço, anestesistas, residentes, corpo de enfermagem e internos do curso de Medicina, além dos demais profissionais de áreas correlatas.

Função da vesícula

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco (parecido com uma pera), localizado abaixo do fígado, do lado direito. Tem a função de armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado e que atua na digestão de gorduras no intestino. Alguns casos de pedra na vesícula são assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdome, irradiando para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

“Geralmente, após esses sintomas, o paciente procura um serviço de saúde, onde o médico solicita exames. Um deles é a ultrassonografia, que mostra os cálculos na vesícula biliar. Outros casos envolvem inflamação da vesícula e podem requerer cirurgia de urgência. Também é indicada a cirurgia na suspeita de câncer de vesícula”, afirmou o cirurgião Uirá Coury. A cirurgia é feita por videolaparoscopia, com anestesia geral, habitualmente com recuperação rápida e baixos riscos quando comparado aos riscos das possíveis complicações.

(Ascom HAUC/UFCG)