Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação de trio francês encerrará Festival Internacional de Música de Campina Grande
fimus

No repertório, jazz e world music

• Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 16h52
Trio MFM. Da esquerda para a direita: Nicolas Vicquenault (França), Charles Kelly (Madagascar) e Oumar Kouyate (Mali).
imagem sem descrição.

Chega ao fim no próximo domingo, dia 11, a programação do XII Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), do 5º FIMUS Jazz e II EuroFIMUS. A cerimônia de encerramento será iniciada às 17h30min com pronunciamento do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e do prefeito da cidade francesa de Gien, Francis Cammel. Além deles, falarão os diretores do Festival, o professor Carlos Alan Peres da Silva e Vladimir Silva, que farão um balanço das atividades este ano e também anunciarão as novidades para 2022.

A transmissão será realizada por meio do canal da TV Nordestina, no YouTube.

A atividade artística e encerramento do evento ficará por conta do MFM Trio, músicos franceses da cidade de Gien, que se uniram para criar um novo repertório. Nicolas Vicquenault, idealizador da iniciativa, convidou Charles Kely e Oumar Kouyate para compartilhar seus diferentes universos musicais, numa mistura de culturas, instrumentos e vozes. Entre jazz, improvisações e world music, o grupo promete uma viagem rica em cores e emoções.

Escola FIMUS

Também será lançada no próximo domingo, dia 11, a Escola FIMUS, cujo objetivo da proposta é formar músicos, tendo como público alvo os alunos da rede pública, bem como crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

Balanço

Para o diretor-artístico do FIMUS, Vladimir Silva, o evento vem sendo um sucesso de público e crítica. “O número de acesso às transmissões diárias, realizadas por meio da TV Nordestina, no YouTube, tem aumentado desde o primeiro dia do FIMUS, e a tendência é que esse número amplie ainda mais. Do ponto de vista pedagógico, a participação dos alunos nos seis cursos oferecidos foi excepcional. Mais de 2.500 alunos participaram das atividades e tiveram contato com profissionais de grande experiência”, destaca.

Todos os concertos da edição 2021 ficarão disponíveis no canal do FIMUS no YouTube. O evento, que é realizado pela PaqTcPB, UEPB, UFCG e Affins Produções, este ano recebeu o incentivo do Prêmio FUNARTE Festivais de Música 2020 e da Lei Aldir Blanc Festivais de Arte 2020, por meio da SECULT e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Todas as informações podem ser encontradas no site www.fimus.art.br.

Sobre o FIMUS 2022

O projeto do FIMUS 2022 já está em pleno andamento. Além das atividades permanentes, como a Escola FIMUS, vários outros concertos serão realizados ao longo deste segundo semestre, bem como outros cursos de curta duração. O XIII FIMUS, o 6º FIMUS Jazz e o III EuroFIMUS serão realizados de 1 a 10 de julho, em caráter híbrido novamente, com atividades presenciais e remotas no Brasil, na Europa e na África, onde será realizado o primeiro FIMUS África em Moçambique, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane.

(Ascom UFCG, com dados da organização do FIMUS)

Assunto(s): fimus